As informações sobre o PPGLinC-UFBA – proposta e estrutura do programa, projetos e linhas de pesquisa, corpo docente, corpo discente, processo de seleção (manual de seleção), processos de alunos, documentos em geral, formulários, Atas, Editais, Portarias, Regimento interno, informações sobre egressos e Agenda de eventos, dentre outros – estão disponíveis no nosso endereço <www.ppglinc.letras.ufba.br>. A seguir, destacamos algumas delas.
A visibilidade das informações do PPGLinC-UFBA tem como principal instrumento o site do Programa. Nele encontram-se: a proposta e a estrutura do programa, projetos e linhas de pesquisa, corpo docente, processo de seleção (manual de seleção), documentos em geral, formulários, Atas, Editais, Portarias, Regimento interno, informações sobre egressos e Agenda de eventos, dentre outros – estão disponíveis no nosso endereço <www.ppglinc.letras.ufba.br>. A seguir, destacamos algumas delas.
A página web do Programa está em duas línguas (português e inglês). Para a comunidade externa, fornece, aos interessados em ingressar na UFBA e no PPGLinC, um número considerável de informações relevantes para conhecimento das áreas de atuação e linhas de pesquisa, bem como detalhes sobre o perfil do corpo docente e das perspectivas de pesquisa, gerando, consequentemente, o desejo de ingressar no PPGLinC.
A AGENDA UFBA é um instrumento de divulgação publicado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde 2014. É um Portal de comunicação destinado à comunidade interna da UFBA e também à externa. Recebe em torno de seis a sete mil visitas por dia.
Todos os eventos da Pós-Graduação, assim como defesas e exames de qualificação integram hoje essa plataforma que faz parte do Portal da UFBA, podendo ser acessada pelo endereço: www.agenda.ufba.br.
Na página do PPGLinC na internet, no que se refere à comunidade interna, convém destacar que o estudante tem acesso a informações dos órgãos de controle e financiamento, bem como de resoluções, portarias, atas de reuniões, deliberações etc. Com a implementação, em 2019, do Sistema SIGAA-UFBA, os alunos passaram a obter o máximo possível de informações no tocante à sua vida acadêmica (emissão automatizada de histórico, por exemplo), assim como acessar documentos públicos do Programa.
Ainda com a implantação do SIGAA-UFBA, a tramitação de documentos (processos de aproveitamento de estudos e outros) passou a ser realizada de modo remoto, facilitando o acesso do aluno a solicitações e seus resultados por meio eletrônico.
Docentes e discentes do PPGLinC têm participado de um número considerável de eventos científicos no Brasil e no exterior, o que permite uma publicização tanto das pesquisas desenvolvidas pelos corpos docente e discente do Programa, como a interação com outros pesquisadores e instituições. No Quadriênio vigente, foi bastante significativa a quantidade de apresentações de trabalhos das mais diversas naturezas: conferências e palestras, apresentação de comunicações orais, pôsteres entre outros.
É intenção do PPGLinC continuar com a política de apoio e(ou) patrocínio ao máximo de eventos promovidos por professores e(ou) alunos do Programa. Editais específicos têm sido divulgados para diárias, sobretudo para os discentes do PPGLinC, como antes informado.
Os grupos de pesquisa dos professores permanentes que têm sua página na WEB são conectados à página do Programa. Informações acadêmicas e administrativas circulam através de lista de discussão enviada aos e-mails de toda a comunidade do PPGLinC – professores e estudantes –, além de informações sobre eventos, reuniões, procedimentos administrativos etc.
Como de praxe, as versões finais das teses e dissertações do PPGLinC estão disponibilizadas em meio físico e eletrônico na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa,<www.bibliotecadigital.ufba.br>, assim como é do interesse do PPGLinC que sejam também parte do Repositório UFBA <www.repositorio.ufba.br>. Ainda nessa postura de democratização irrestrita do conhecimento, todas as dissertações e teses, defendidas de 2017 a 2019, nas suas versões completas, estão disponibilizadas na página eletrônica do Programa. A estratégia de tradução da página, alinha-se, naturalmente, com o objetivo de internacionalização do Programa, com vistas a atrair, para os quadros do Programa, tanto docentes, quanto discentes estrangeiros, em especial dos países que carecem de cursos qualificados de PG em Letras como muitos na África, América Latina e outras regiões menos favorecidas do planeta.
Uma das ações de visibilidade que também destacamos é a intenção de incentivar publicações dos docentes em língua estrangeira, solicitando que seja autorizada a disponibilização de artigos e/ou capítulos de livros (também em língua portuguesa) para download gratuito a partir do site. Para tal, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) disponibiliza edital para ressarcimento de despesas com tradução e revisão de trabalhos em língua estrangeira submetidos em periódicos estrangeiros.
Outra oportunidade de visibilidade em línguas estrangeiras, citamos o Núcleo Permanente em Extensão em Letras – NUPEL – que oferece serviços de tradução e revisão de textos acadêmicos produzidos por docentes e discentes do ILUFBA, para as línguas espanhola e inglesa.
A Revista Estudos Linguísticos e Literários, com Qualis B2, conta com dois professores do PPGLinC como editor-chefe e editor adjunto. A revista publica anualmente dois números ordinários, sendo um dedicado aos estudos literários, no primeiro semestre, e outro dedicado aos estudos linguísticos, no segundo semestre. Some-se, ainda, um número temático especial, publicado no fim do ano. Todos os números estão disponíveis on-line no endereço https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos, hospedados no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Seu Conselho Editorial é diverso e atende às exigências de avaliação do sistema Qualis.