Candidatos brasileiros
O PPGLinC abre vagas para Mestrado e Doutorado uma vez no ano, com entrada no primeiro semestre de cada ano. O processo seletivo ocorre, geralmente no semestre anterior, de agosto a dezembro e consta de 04 (quatro) etapas:
- Etapa I: Homologação das inscrições;
- Etapa II: Aderência do anteprojeto à linha de pesquisa e aos projetos dos orientadores sugeridos;
- Etapa III: Prova escrita de conhecimentos específicos;
- Etapa IV: Avaliação (análise e arguição) do anteprojeto de pesquisa;
- Etapa V: Comprovação de proficiência em língua estrangeira.
O número de vagas oscila de acordo com a disponibilidade dos pesquisadores para orientação.
Também são oferecidas vagas supranumerárias para candidatos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas trans, imigrantes ou refúgiados em situações de vulnerabilidades, servidores ténicos-administrativos da Universidade Federal da Bahia.
Candidatos estrangeiros
A oferta de vagas para Mestrado e Doutorado de alunos estrangeiros segue o cronograma para alunos brasileiros: inscrição no segundo semestre de cada ano e início no primeiro semestre.
A seleção se dará a partir da análise de projeto de pesquisa apresentado ao Programa e avaliado por uma Comissão formada para esse fim.
São ofertadas 06 (seis) vagas para o ingresso: 03 (três) vagas para o Curso de Mestrado Acadêmico e 03 (três) vagas para o Curso de Doutorado, conforme disponibilidade das linhas do programa.
São requisitos para ingresso de alunos estrangeiros nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, conforme edital 12/2024 para alunos estrangeiros:
- ser estrangeiro, cidadão de país que mantenha acordo de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica com o Brasil;
- não possuir visto permanente no Brasil; e
- ter proficiência comprovada em língua portuguesa, exceto no caso de candidato proveniente de países de língua oficial portuguesa.
Para consultar os último editais acesse o link