A maior parte dos projetos de docentes do corpo permanente PPGLinC possui financiamento de custeio e/ou capital, bolsas de iniciação científica (PIBIC), iniciação à docência (PIBID), bolsas Permanecer, bolsas PET. O financiamento dessas bolsas é realizado pelo CNPq, FAPESB e pela própria UFBA.
Destacamos que, ao longo da existência do PPGLinC, tais fontes de financiamento têm fomentado a integração entre o PPGLinC e a graduação que vem ocorrendo através não somente da participação docente no PIBID, orientação PIBIC, Permanecer e PET, mas também as tutorias e orientações de estágio docente na rede pública desde o ensino básico ao universitário, nas produções intelectuais resultantes destas interlocuções, também implicadas social, cultural e politicamente no campo dos estudos da linguagem e da cultura.
Nesse âmbito, a UFBA vem atuando fortemente, oferecendo nos últimos anos bolsas de IC, IT e ICJr oriundas do CNPq, da FAPESB e de seu próprio orçamento. Adicionalmente, uma inovação que a UFBA adota e que fortalece mais ainda os laços entre a Pós e a Graduação é a utilização de Pós-Graduandos/as como tutores/as de estudantes de IC, IT e ICJr. Especificamente, O Núcleo Permanente de Extensão em Letras – NUPEL – oferece, em parceria com a PROPG e com a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), serviços de tradução, para as línguas espanhola e inglesa, dos websites de todos os Programas de Pós-Graduação avaliados com nota igual ou superior a 4 pela CAPES. As atividades de tradução são realizadas exclusivamente por estudantes da graduação e da pós-graduação stricto sensu do ILUFBA (Tradutores em Formação do NUPEL), e integram o Eixo Formação Profissional Complementar do NUPEL. Todos os estudantes são acompanhados por um docente efetivo do Instituto (Orientador-Tradutor), responsável pela supervisão, revisão e formação complementar desses estudantes. Faz-se relevante mencionar a atuação de vários pesquisadores docentes e discentes do PPGLinC no NUPEL como professores oerientadores e professores de línguas em formação, respectivamente.
Dos resultados positivos da tutoria e da atuação dos professores em formação, destacamos o fortalecimento das linhas de pesquisa do PPGLinC, nesta profícua troca entre pós e graduação, do transição de estudantes de graduação na pós e de estudantes de mestrado para o doutorado.
Nos níveis de mestrado e doutorado, o PPGLinC vem contando com bolsas da CAPES e FAPESB.
Vale informar que o PPGLinC possui, entre os docentes permanentes, 9 pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, sendo: 1 (uma) PQ-1A (Sonia Maria Lazzarini Cyrino); 2 (duas) PQ-1B (Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti e Jacyra Andrade Mota); 6 (seis) PQ-2 (Alícia Duha Lose, Carlos Felipe da Conceição Pinto, Domingos Sávio Siqueira Pimentel, Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Márcia Paraquett e Silvana Soares Costa Ribeiro).
Resumo das Fontes de Financiamento:
CNPq
- BOLSA de Iniciação Científica – PIBIC
- Bolsa Produtividade em Pesquisa
- Chamada Pública MCTI/CNPq Nº xx/20xx - Universal / Universal
- Edital Universal CNPQ 20xx
- Estágio Sênior no Exterior
CAPES
- Plano Nacional de Pós-Doutorado
- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
- Programa de Demanda Social
- Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
FAPESB
- PROGRAMA DE BOLSAS FAPESB - COTAS INSTITUCIONAIS BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
- PROGRAMA DE BOLSAS FAPESB - COTAS INSTITUCIONAIS MESTRADO PROFISSIONAL, MESTRADO E DOUTORADO