@ Linguagem em foco
Vol. 13, N. 1, 2021
DOSSIÊ TEMÁTICO: Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho.
Conscientes do papel da educação e do professor na transformação das sociedades e também das dificuldades que esse trabalho (e mesmo missão!) demanda do professor, os estudiosos e pesquisadores da formação de professores têm cada vez mais ressaltado a importância de uma formação que supere a perspectiva da transmissão de conhecimentos e que proporcione aos (futuros) professores práticas e experiências formativas dialógicas que lhes permitam relacionar efetivamente teoria e prática, a partir da análise de situações concretas de trabalho/ensino-aprendizagem, e construir diferentes competências e saberes (teóricos, práticos, profissionais, reflexivos etc.) para assumir o protagonismo de sua ação docente sem reproduzir modelos e concepções de ensino-aprendizagem estanques, opressores e silenciadores, mas, também, dando voz aos estudantes/aprendentes enquanto atores do processo de aprendizagem.
Essas pesquisas têm proposto novas perspectivas sobre o que é formar e como formar, e também sobre como pesquisar e intervir na formação docente. A base comum dessas perspectivas têm sido a ênfase no papel da linguagem na formação e no desenvolvimento humano e profissional, o que tem se refletido em aportes teóricos e metodológicos interdisciplinares (a exemplo dos diálogos entre ciências do trabalho, ciências da linguagem, psicologia e educação) e na formulação de adaptações teórico-metodológicas inovadoras para testar/investigar novas propostas de formação.
Com base nessa temática, a Revista Linguagem em Foco, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, (ISSN 2674-8266), Qualis B2, homenageando os 30 anos da Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB, convida pesquisadoras(es) em Linguística Aplicada para submeterem artigos inéditos para o dossiê temático Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho. Neste número, além de artigos, as autoras e os autores estão convidadas(os) a divulgarem textos de resenhas de livros recém-publicados e resumos expandidos de teses sobre a temática envolvida recém defendidas. São aceitas produções nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.
Prazo para submissão: 10 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021
Período de avaliação: janeiro a março de 2021
Data de Publicação: 30 de abril de 2021
Local de submissão: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco
As normas de submissão para a revista podem ser acessadas e consultadas no site https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/information/authors.
Organizadoras:
Rozania Maria Alves de Moraes – UECE/POSLA
Aline Leontina Gonçalves Farias – UFPA/FALEM
Antonia Dilamar Araújo – UECE/ALAB