Visibilidade

As informações sobre o PPGLINC-UFBA – proposta e estrutura do programa, projetos e linhas de pesquisa, corpo docente, manual de seleção, informações sobre processo de seleção, processos de bolsistas etc. estão disponíveis no novo endereço  <www.ppglinc.letras.ufba.br>. Além disso, o aluno poderá obter o máximo possível de informações no tocante à sua vida acadêmica, assim como acessar documentos públicos do Programa e dos órgãos de controle e financiamento como resoluções, portarias, atas de reuniões, deliberações, etc.

Os projetos de pesquisa dos professores permanentes que têm sua página na WEB estão sendo conectados à página do Programa. Informações acadêmicas e administrativas circulam através da página divulgando para toda a comunidade do PPGLINC – professores e estudantes – as informações sobre eventos, reuniões, procedimentos administrativos etc. A divulgação na Pós-Lista, serviço de troca de informações entre a coordenação e o corpo discente continua funcionando e se faz a partir da participação de bolsistas nas atividades do curso.

Como de praxe, as versões finais das teses e dissertações do PPGLINC estão disponibilizadas em meio físico e eletrônico na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa,<www.bibliotecadigital.ufba.br>, assim como é nosso interesse que elas sejam também parte do Repositório UFBA <www.repositorio.ufba.br>. Ainda nessa postura de democratização irrestrita do conhecimento, todas as dissertações e teses, nas suas versões completas, também estão sendo disponibilizadas na página eletrônica do Programa.

Uma outra estratégia para que possamos nos aprofundar na busca por visibilidade do PPGLINC no Brasil e exterior, é o lançamento de duas versões em língua estrangeira do site, inglês e espanhol (já contempladas nesta página), o que, certamente, nos colocará no mesmo patamar de programas de maior porte no país. Tal estratégia alinha-se, naturalmente, com o nosso objetivo de internacionalização do Programa, nos apresentando para o mundo e, consequentemente, atraindo para os nossos quadros tanto docentes quanto discentes estrangeiros, em especial dos países que carecem de cursos qualificados de PG em Letras como muitos na África, América Latina e outras regiões menos favorecidas do planeta. É nossa intenção também incentivar publicações de nossos docentes em língua estrangeira, solicitando que seja autorizada a disponibilização de artigos e/ou capítulos de livros (também em língua portuguesa) para download gratuito a partir do nosso site. 

Finalmente, apesar dos poucos recursos que o PPGLINC dispõe, é nossa intenção continuar com a política de apoio e/ou patrocínio ao máximo de eventos promovidos por professores e/ou alunos do Programa. Tem sido esta a prática, em especial com o PPGLitCult, mas ainda de forma tímida, por limitar-se a poucas oportunidades e a eventos realizados apenas no nosso Instituto e em parceria com algumas IES locais.Com o maior diálogo entre programas de PG em Letras, almejamos dar mais visibilidade ao PPGLINC, nos aliando a outros programas do Brasil e exterior (a começar pelos programas da região Nordeste) na organização conjunta dos mais variados eventos que envolvam nossos docentes e discentes, incluindo aqueles de projetos de pesquisa, no sentido de, quem sabe, além de nos fazermos cada vez mais presentes, tirarmos os programas de PG em Letras de uma trajetória histórica de isolamento, fomentando, assim, uma prática permanente de diálogo e cooperação entre programas de Letras de todos os cantos do país.