Proposta do Programa

As ações que norteiam a proposta do PPGLinC são as seguintes:
 
a)                    a integração entre seus níveis, atividades e componentes (entre ensino e pesquisa, entre orientando e orientador, entre a pós-graduação e a graduação);
b)                    o aperfeiçoamento de sua estrutura curricular, tendo como horizonte a revisão do conceito tradicional de disciplinaridade, propondo uma crescente prática inter e transdisciplinar e a abertura para o estudo para a dimensão cultural;
c)                    a proposição de áreas, linhas de pesquisa e disciplinas estreitamente oriundas das atividades de investigação mais sedimentadas e produtivas, desenvolvidas pelo corpo docente permanente do programa e pelos seus discentes;
d)                    o incentivo à qualificação, ampliação e distribuição mais equânime da produção bibliográfica;
e)                    a sedimentação, ampliação e produtividade dos diálogos interinstitucionais e dos intercâmbios acadêmicos e científicos.
O PPGLinC está estruturado em duas áreas de concentração: Linguística Histórica (com quatro linhas de pesquisa) e Línguas, Linguagens e Culturas Contemporâneas (com três linhas de pesquisa).
O corpo permanente do PPGLinC atua em diversos programas ou projetos de pesquisa, dos quais alguns obtiveram financiamento oriundo de agências de fomento como CAPES, CNPQ e FAPESB. Do quadro atual de professores permanentes, 05 (cinco) são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e 01 (um) bolsista de produtividade em pesquisa da própria UFBA.
Em termos mais específicos, constituem a Área 1 do Programa (Linguística Histórica) as linhas Constituição Histórica da Língua Portuguesa e das demais Línguas Românicas (9 projetos em andamento), Filologia Textual (5 projetos em andamento), História da Cultura Escrita no Brasil (2 projetos em andamento) e Variação da Língua Portuguesa e Teoria da Gramática (12 projetos em andamento), que se dedicam aos estudos históricos da formação e da variação da língua portuguesa ou de outras línguas românicas. Por sua vez, as linhas de pesquisa da Área 2 (Línguas, Linguagens e Culturas Contemporâneas) são Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Línguas (16 projetos em andamento), Estudos de Tradução Audiovisual e Acessibilidade (5 projetos de pesquisa em andamento) e Texto, Discurso e Cultura (5 projetos em andamento), que se debruçam sobre estudos ancorados nas teorias da Linguística Aplicada e suas relações com a cultura, formação de professores de línguas, assim como exploram vertentes da Análise do Discurso e da Linguística Textual.
A grade curricular do PPGLinC integra cumulativamente os dois níveis de doutorado e de mestrado. Exige-se, no mestrado, o cumprimento de 26 créditos: 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 12 créditos em disciplinas optativas e 2 créditos publicação, além de atividades obrigatórias (Tirocínio Docente, Pesquisa Orientada, Avaliação de Projeto de Pesquisa e Estágio Docente Orientado, para bolsistas). Por sua vez, a grade curricular do Doutorado exige o cumprimento de 36 créditos: 16 créditos em disciplinas obrigatórias, 16 créditos em disciplinas optativas, e 4 créditos publicação, além de atividades obrigatórias (Exame de Qualificação, Tirocínio Docente, Pesquisa Orientada e Estágio Docente Orientado, para bolsistas). O Estágio Docente Orientado é atividade obrigatória para todos os alunos bolsistas, dos dois níveis e de todas as agências de fomento (CAPES-DS, CNPq, FAPESB etc.) e se configura como uma excelente oportunidade de integração entre a Pós e a Graduação.