Integração com a Graduação

No tocante a benefícios recíprocos da integração entre os níveis de formação, o PPGLinC, manteve a sólida inter-relação, que tem cultivado, entre a pós-graduação e a graduação, visando a garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. As linhas e projetos de pesquisa do Programa, compostas por professores-pesquisadores que atuam em ambos os contextos, vinculam este programa às vertentes do conhecimento que constituem as disciplinas da graduação, favorecendo a atualização constante dos conteúdos programáticos e o desenvolvimento intelectual dos alunos de Letras da Universidade Federal da Bahia. 

 

A maioria expressiva de docentes que atuam na pós-graduação desenvolve atividades de pesquisa com alunos da graduação (PIBIC, IC CNPq-balcão, IC voluntário, Permanecer, entre outros), permitindo a  difusão de uma cultura voltada à pesquisa acadêmica, que se observa pelo crescente número de candidatos inscritos nos cursos do PPGLinC, oriundos dessas iniciativas. Há, ainda, o estímulo para que os pesquisadores utilizem seus orientandos de mestrado e doutorado como tutores, devidamente registrados na Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, no desenvolvimento das pesquisas dos alunos da graduação do PIBIC. Isso permite, não apenas o treinamento do futuro pós-graduado em orientação monitorada de pesquisa, mas a troca de experiências entre os dois níveis de estudo. Muitos egressos do Programa, nos níveis de mestrado e doutorado, foram bolsistas ou voluntários de iniciação científica, no seu trajeto de formação. Essa tendência tem-se confirmado nas seleçõs, com diversos ex-bolsistas de IC aprovados para o mestrado.

 

Deve-se ainda assinalar que nas diversas atividades complementares do PPGLinC seminários, cursos de extensão, palestras e conferências são oferecidas vagas, com emissão de certificados, aos alunos da graduação, ou, pelo menos, aos bolsistas de Iniciação Científica dos projetos de pesquisa.