Nucleación

O impacto dos mestres e doutores oriundos da Pós-Graduação em Língua e Cultura-UFBA é considerável. Ao longo das últimas duas décadas, ainda sob a rubrica do PPGLL, esses profissionais, oriundos das nossas salas de aula, tornaram possível a autorização de funcionamento de inúmeros cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e de graduação no Estado da Bahia.
 
É elevado o percentual de egressos atuando na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador e nos campi do interior, como na UEFS, UESC e UESB, e na própria UFBA. Acredita-se ser positivo para os nossos programas de Pós-Graduação que grande número dos seus docentes sejam titulados pela própria UFBA. Isso sem falar que o PPGLINC tem titulado professores do próprio Instituto de Letras que ingressam no Programa como mestrandos e doutorandos na busca de ascensão e progressão na suas carreiras acadêmicas.
 
Há também uma forte presença de egressos atuando como 'Professor Substituto' no ILUFBA e um número considerável deles já ingressou na UFBA através de concurso público. Registra-se um grande contingente de egressos em faculdades particulares – de forma predominante na UNIFACS, UCSAL, Faculdades Jorge Amado, UNIME, Dom Pedro II, Faculdade São Bento, além de instituiçoes em outros estados como na Universidade Federal do Acre, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Sergipe. É igualmente significativa a atuação de egressos do Programa no Ensino Médio, em escolas particulares e no ensino público (através de concursos do Estado ou contrato temporário). A publicação de trabalhos de ex-alunos nos mais variadas fontes científicas da área tem ampliado a divulgação da produção científica do PPGLinC.
 
Registre-se, finalmente, uma contínua participação dos docentes do PPGLinC, tanto em Universidades do Nordeste como nas Universidades estaduais baianas, a exemplo da UESC, da UEFS e da UNEB, onde tem sido frequente a contribuição de nossos docentes para a sedimentação dos novos programas. Vários deles são docentes permanentes do PPGLITCULT e/ou colaboradores de outros programas de PG da própria UFBA.