A2 - Líneas Profesores en actuación

Linhas de Pesquisa:

 
I – Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Línguas
 
Investigação e análise de fenômenos linguísticos, em contextos diversificados e relacionados tanto à aquisição, quanto ao ensino/aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras. Além das práticas interacionais, são enfocadas configurações identitárias e os eventos discursivos que permeiam os processos de aquisição e ensino/aprendizagem de línguas, incluindo-se a LIBRAS.
 
TEMAS DE PESQUISA e PROFESSORES RESPONSÁVEIS
 
 
Denise Maria de Oliveira Zoghbi: denise_zoghbi@hotmail.com
• Formação de professores
• Construção de identidades
• Discurso inclusivo
 
Denise Chaves de Menezes Scheyerl: dscheyerl@hotmail.com
• Políticas linguísticas
• Ensino e aprendizagem de línguas
• Linguística aplicada crítica
 
Domingos Sávio Pimentel Siqueira: savio_siqueira@hotmail.com
• Inglês como língua franca
• World Englishes
• Formação de professores de línguas
• Ensino e aprendizagem de línguas, em especial inglês como LF (língua franca)
• Imperialismo linguístico
• Pedagogia crítica e o ensino de línguas
• Interculturalidade e educação linguística
 
Edleise Mendes: edleise.mendes@gmail.com
• Perspectivas interculturais e críticas para o ensino/aprendizagem de línguas
• Ensino/aprendizagem de português (materna e estrangeira)
• Formação de professores de línguas / língua portuguesa
• Análise e produção de materiais didáticos
 
Elizabeth Reis Teixeira: ereist@ufba.br
• Aquisição da linguagem, em especial aquisição fonológica e lexical no português e na LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
• Ensino de língua materna, em especial aquisição do sistema ortográfico
• Distúrbios da linguagem e da fala, em especial os que ocorrem durante a
  aquisição da linguagem
 
Iracema Luiza de Souza: iracema_souza@uol.com.br
• Formação de professores de Português L2/LE e LM
• Leitura e produção textual em L2/LE: estratégias e processos de construção de sentidos
• Linguagem, discurso e cultura
 
Jael Glauce da Fonseca: jaglfo@gmail.com
• Formação de professores de língua estrangeira
• EaD no ensino e aprendizagem de língua estrangeira
 
Lívia Márcia Rádis Baptista:  iviarad@yahoo.com
 
• Formação de professores de línguas: língua espanhola
• Ensino e aprendizagem de línguas
• Linguística aplicada crítica
 
Márcia Paraquett: mparaquett@uol.com.br
• Formação de professores de línguas: língua espanhola
• Perspectivas interculturais e críticas para o ensino/aprendizagem de línguas
• Análise e produção de materiais didáticos
• Políticas lingüísticas no ensino de espanhol no Brasil
 
Simone Bueno Borges da Silva: simonebbs70@gmail.co
• Formação de professores
• Estudos do letramento
• Leitura e formação de leitores em língua materna
• Estudos dos gêneros do discurso aplicados ao ensino-aprendizagem de línguas
 
 
 
II – Estudos de tradução áudio-visual e acessibilidade
 
A partir do fato de que a audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão, a linha estrutura-se nesse sentido, englobando as pesquisas relativas à acessibilidade. Reside o interesse da proposta no fato de no Brasil, segundo dados do IBGE, existirem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas portadoras de deficiência visual total e/ou parcial excluídas das experiências audiovisual e cênica, o que é minorado pelas pesquisas desenvolvidas nessa direção. A acessibilidade nos meios de comunicação, tema que está em pauta no mundo todo, visa não apenas proporcionar a uma parcela da população que se encontra excluída, o acesso a produtos culturais. Visa, também, estabelecer um novo patamar de discussões pautadas sobre a valorização da diversidade.
 
TEMAS DE PESQUISA e PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Elizabeth Reis Teixeira: ereist@ufba.br
• Aquisição da linguagem, em especial aquisição fonológica e lexical no português e na LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
• Distúrbios da linguagem e da fala, em especial os que ocorrem durante a

             aquisição da linguagem

 
Jael Glauce da Fonseca jaglfo@gmail.com
• Tradução de literatura em língua alemã para mídias sonoras (Mec-daisy)
 
• Tradução de literatura em língua italiana para audiolivros

 
III – Texto, Discurso e Cultura
 
Estudo de práticas discursivas em contextos variados, incluindo-se, aí, a análise de processos de construção de identidades sociais, à luz de ferramentas teórico-metodológicas da Linguística Aplicada, de Análises de Discursos, da Linguística Textual e dos Estudos Culturais.

TEMAS DE PESQUISA e PROFESSORES RESPONSÁVEIS
 

1 Teorias do discurso (Análise de discurso francesa; Análise crítica do discurso; Análise do discurso bakhtiniana)
Elmo José dos Santos elmodossantos@gmail.com
Iracema Luiza de Souza iracema_souza@uol.com.br
Luciano Amaral Oliveira lucianoamaral64@yahoo.com
Simone Bueno Borges da Silva simonebbs70@gmail.com
 
2 Linguística Textual e Oralidade
Lícia Maria Bahia Heine liciaheine@uol.com.br
 
3 (Re)construção de identidades no discurso inclusivo da Educação
Denise Maria de Oliveira Zoghbi denise_zoghbi@hotmail.com